segunda-feira, 8 de novembro de 2010

Enraizados e edificados em Cristo... firmes na fé

Pois é, eu a Alda, quando nos juntamos para preparar a nossa reunião, constatamos que as duas tínhamos pensado em abordar este tema... E agora, passados algumas horas, penso que seja importante deixar aqui alguma ideias do que norteou a nossa reflexão e, por consequência, a nossa reunião.

Agora, num momento em que a Europa tem grande necessidade de reencontrar as suas raízes cristãs, marcamos encontro em Madrid, com o tema «Enraizados e edificados em Cristo... firmes na fé» (cf. Cl 2,7). Por conseguinte, convido-vos para este encontro tão importante para a Igreja na Europa e para a Igreja universal. E gostaria que todos os jovens, quer os que partilham a nossa fé e Jesus Cristo, quer todos os que hesitam, que estão na dúvida ou não crêem n'Ele, possam viver esta experiência, que pode ser decisiva para a vida: a experiência do Senhor Jesus ressuscitado e vivo e do seu amor por todos nós" (Mensagem do Santo Padre aos Jovens).

Com as palavra iniciais do Santo Padre em mente a proposta concreta para iniciar a reunião foi que cada um pensasse e definisse as características essenciais, únicas e que distinguem um jovem crente, cristão, franciscano.

Quando entramos em relação pessoal com Ele, Cristo revela-nos a sua identidade e, na sua amizade, a vida cresce e realiza-se em plenitude. Há um momento, quando somos jovens, em que cada um de nós se pergunta: que sentido tem a minha vida, que finalidade, que orientação lhe devo dar? É uma fase fundamental, que pode perturbar o ânimo, às vezes também por muito tempo. Pensa-se no tipo de trabalho a empreender, quais relações sociais estabelecer, que afectos desenvolver... (Mensagem do Santo Papa aos Jovens)

Nós pensamos e concluímos que um jovem crente, cristão, franciscano tem que ser:

perseverante;
sonhador/idealista;
exigente;
comprometido;
disponível para os outros;
firme;
humilde;
inteligente;
altruísta;
determinado;
confiante;
crente;
impulsionador;
consistente.
e tem que ter:
fé;
espírito de sacrifício;
formação cristã;
identidade;
alegria;
esperança.
para além de:
partilha;
caridade;
fraternidade;
amor;
simplicidade;
respeito.
Não lemos isto em lado nenhum, ninguém nos disse tais coisas... NÓS definimos estas como as características de um jovem crente, cristão, franciscano.
Será caso para perguntar:
Em quantas destas características nos revemos?
Com quantas delas nos identificamos?
«Cada crente é, assim, um elo na grande cadeia dos crente. Não posso crer sem ser motivado pela fé dos outros, e pela minha fé contribuo também para guiar os outros na fé» (Catecismo da Igreja Católica)
E foi nesta certeza, que nos juntamos aos pares e depois em trios, ficando assim também mais ricos pois dessa forma nos completamos.
Há momentos que se tornam referências pela intensidade das palavras, do contexto, das suas consequências. Assim como pouco antes de morrer, na Última Ceia, Jesus entregou aos discípulos o amor ao Seu jeito como critério para a amizade com Ele, também lhes confiou um gesto a guardar e transmitir para sempre: «fazei isto em memória de Mim» (Lc 22, 19). A palavra «memória», na linguagem que Jesus usava e que ficou registada na Bíblia, significa muito mais do que uma «lembrança». Na verdade, «fazer memória» significa tornar presente ou actualizar uma situação ou uma pessoa. Por outras palavras, Jesus garante uma segunda forma de estar em contacto com Ele e ser seus amigos, «fazendo memória» d'Ele.
A que se referia Jesus? O que estavam a fazer nessa noite? Celebravam a Páscoa e, ontem como hoje, essa celebração tinha um conjunto de momentos ou etapas.
Eles liam os textos bíblicos e reflectiam sobre eles. Apesar de hoje pairar uma nuvemde suspeita sobre a Bíblia, considerada muitas vezes como um livro ultrapassado e mesquinho, a verdade é que ela nos apresenta a longa caminhada de Deus com a humanidade, e importa reconhecer que a história da humanidade nem sempre foi bela e romântica. (1ª catequese de preparação para as JMJ).
E se este livro onde está registada a história da humanidade desaparecesse?
De que nos lembramos nós?
De que conseguimos «fazer memória»?
Este foi o desafio seguinte, e nuns singelos 10 minutos os nossos dois grupos trouxeram à memória:
Nomes de pessoas
Tadeu, André, Filipe, Bartolomeu, Tomé, Tiago, Maria, Maria Madalena, Zaqueu, Jacob, Ana, Abraao, Moisés, Joaquim, Isabel, Jesus, Isaac, Abel, Caim, Adão, Eva, Judas, João, Pedro, Simão, Tiago, S. João Baptista, Maria, José, Sara, Maria e Marta, Zacarias, Noé, Samuel, Saulo e Paulo, Reis Magos - Baltazar, Gaspar e Melchior, Pilatos
Milagres
Bodas de Canaa, Multilicação dos Pães, Ressurreição de Lázaro, Cego, Paralítico, filha de Jairo
Livros
Êxodo, Génesis, Apocalise, Cartas - Tessalonicences, Coríntio, a Tiago, Evangelhos - Mateus, Marcos, Lucas, João, Actos dos Apóstolos, Levítico, Números, Deuteronómio, Isaías, Jeremias, Macabeus I e II, Job, Ester, Judite, Reis I e II, Salmos, Cântico dos Cânticos, divisão em Antigo e Novo Testamento
Passagens Bíblicas
Torre de Babel, Sarça Ardente, Jericó, Serpente no Éden, Tentação da Maçã, Pai Nosso, Anunciação
Expressões Bíblicas
"Nem só de pão vive o homem", "Amai-vos uns aos outros como Eu vos Amei", "Meu Deus, porque me abandonaste?", "Fazei isto em memória de Mim", "E Deus viu que tudo era bom", "Felizes aqueles que acreditam sem ver", "Deixai vir a mim as criancinhas", "E vós, quem dizeis que eu sou?", "Eu sou o caminho, a verdade e a vida"
Locais
Calvário, Monte das Oliveiras
Parábolas
Talentos, 7 virgens (azeite e almotolias), grão de trigo
E depois de tudo isto, nada melhor do que ouvir novamente as palavras do Santo Padre, como desafio inicial a lembrarmos aquele que nos ajuda a construir a casa sobre a rocha pois se tornou um exemplo na forma de seguir a Cristo - S. Francisco.
Queridos amigos, construí a vossa casa sobre a rocha, como o homem que «cavou muito profundamente». Procurai também vós, todos os dias, seguir a Palavra de Cristo. Senti-O como o verdadeiro Amigo com o qual partilhar o caminho da vossa vida. Com Ele ao vosso lado sereis capazes de enfrentar com coragem e esperança as dificuldades, os problemas, também as desilusões e as derrotas. São-vos apresentadas continuamente propostas mais fáceis, mas vós mesmos vos apercebeis que se revelam enganadoras, que não vos dão serenidade e alegria. Só a Palavra de Deus nos indica o caminho autêntico, só a fé que nos foi transmitida é a luz que ilumina o caminho. Acolhei com gratidão este dom espiritual que recebestes das vossas famílias e comprometei-vos a responder com responsabilidade à chamada de Deus, tornando-vos adultos na fé. Não acrediteis em quantos vos dizem que nao tendes necessidade dos outros para construir a vossa vida! Ao contrário, apoiai-vos na fé dos vossos familiares, na fé da Igreja, e agradecei ao Senhor por a ter recebido e feito vossa!
(Mensagem do Santo Padre aos Jovens)

Sem comentários:

Enviar um comentário